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Briefing: o que é, como fazer, qual a importância?

O briefing é um dos momentos de interação mais importantes entre uma empresa e aquele que irá realizar o serviço. Documento essencial para que você saiba exatamente o que precisa ser feito.

O problema é que é no próprio briefing que surgem as maiores dificuldades. Imagine que não é explicado exatamente o que é o briefing ou a agência não entende o pedido do cliente? Então, ocorre uma falha de comunicação, que leva a insatisfação e a um enorme retrabalho.

Por isso, este artigo vai mostrar para você tudo o que precisa saber sobre o briefing.


O que é briefing?

O briefing é um conceito que existe em diversas empresas e segmentos. No contexto da publicidade, especificamente, o briefing é um resumo do projeto. Na publicidade, o briefing tende a estar mais alinhado com a segunda definição. Também conhecido como briefing de criação, ele traz o resumo de projeto, contexto, estratégias e objetivo para resolver um certo problema.

Um bom briefing deve ser facilmente compreensível para todos os membros da equipe, evitando detalhes técnicos específicos do setor da empresa. Nesse sentido, deixe bem claro o que você deseja alcançar.

Por que o briefing é importante?

Dentro da publicidade, o briefing é essencial por ser a principal forma de trocar informações entre o cliente e a agência. O ideal é que o briefing seja exclusivo para cada cliente. Você pode até seguir um modelo de briefing completo, mas ele sempre deve trazer algumas informações específicas para cada empresa que você atende. Entretanto, o maior motivo pelo qual o briefing é essencial é que ele garante que ambas as partes entendam qual é o objetivo do processo.

Além disso, um bom briefing traz diversos benefícios para a agência. Por exemplo, o cliente pode colocar no briefing um exemplo de como o produto elimina uma dor do cliente. Este é o maior propósito do briefing, junto com garantir que cliente e agência estão na mesma página. O briefing traz a lista de tudo que precisa ser feito e você pode planejar de acordo com o grau de prioridade e o trabalho que dá para fazer cada tarefa.

Agora, com a maioria das equipes trabalhando remotamente e a comunicação online sendo determinante para moldar as informações que serão coletadas para a elaboração do briefing, as exigências se tornaram mais críticas.

Branding é, por natureza, abstrato e simbólico, então aprender como fazê-lo de uma forma que transmita informações concretas é muito difícil. Até mesmo alguns dos escritores de briefing mais talentosos lutam com isso. As pessoas gostam de falar longamente sobre sua marca.

Agora que você já entendeu o que é um briefing e por que ele é importante, é hora de ver o básico de como montá-lo. Por isso, vamos ver os elementos que não podem faltar no seu. Isso é importante para a agência, para que possa ser traçada uma estratégia de sucesso.

Ele pode ter certas preferências que ajudam você a fazer o projeto ideal para ele.

  • Defina os objetivos

A primeira etapa para criar um briefing é definir qual o objetivo desse projeto. O ideal é que você consiga colocar todos esses objetivos em um papel para compreender melhor quais são eles e o que você precisa fazer para alcançá-los. Com isso, o seu projeto vai caminhar de acordo com esses pontos, alcançando os objetivos mais importantes e guiando o andamento do projeto.

  • Criar um roteiro personalizado

É muito importante que o briefing tenha um roteiro personalizado conforme os objetivos e necessidades que cada cliente possui. Quando o briefing tem um roteiro é interessante deixar claro quais são os responsáveis pela execução do projeto e quais as funções de cada um.

  • Conheça o público-alvo

Conhecer o público-alvo é importante para elaborar um briefing eficiente. Quando não existe uma persona bem definida, para conseguir saber qual o perfil do consumidor da empresa é bem difícil, principalmente pelas dúvidas que serão geradas durante esse processo. Quanto mais informações sobre a persona e o público-alvo, melhor o briefing poderá ser colocado em prática.

  • Informações sobre o mercado

Outro ponto importante que não deve ficar de fora na elaboração de um briefing são os dados sobre o mercado de atuação da empresa.

  • Mantenha o briefing sempre otimizado

Todas as partes que estão envolvidas no projeto do briefing precisam entender e visualizar todas as informações contidas nele de forma rápida. Com isso, otimizar o seu documento é essencial para ter um briefing de sucesso.




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